11-99436-7165

Impressão Fine Art, Tratamento e Digitalização de Imagem

Impressão fine art trás para as fotos e artes impressas a mesma qualidade e logevidade exigida pelos museus e galerias de arte

SUA FOTOGRAFIA OU ARTE IMPRESSA COM QUALIDADE MÁXIMA, ALTA RESOLUÇÃO E GRANDE FORMATO

A impressão fine art, também conhecida como giclée, é utilizada para imprimir fotografias, desenhos, pinturas ou arte digital quando beleza e durabilidade são desejadas.

Segue padrões de qualidade durante todas as etapas do processo.

Garante a impressão fidelidade, estabilidade e durabilidade incomparáveis.

Utiliza materiais de alta qualidade, equipamentos e softwares especializados, com o objetivo de atingir o melhor resultado possível e existente para impressão de fotografias e artes.

As Impressões Fine Art são feitas com tintas especiais à base de pigmentos minerais,  sobre papeis de alta qualidade.  Livres de ácidos e alvejantes, com diversas gramaturas e textura. Somos certificados e usamos papéis Hahnemühle aqui no Estúdio.

A Impressão Fine Art passa por três etapas: a captação, o tratamento e a impressão.

A captação pode ser entendida como o ato fotográfico utilizando os mais diversos equipamentos, de uma camera analógica a um smartphone. Pode nos casos de originais utilizar um scanner de alta resolução que permite a captação de detalhes da obra com grande fidelidade.  Ou ainda no caso de arte digital, o arquivo da obra finalizada.

tratamento é o ajuste do resultado da captação. Busca aprimorar o resultado da captação de forma criativa ou até mesmo para corrigir desvios  ocorrido na captação. Uma outra função do tratamento é preparar o arquivo para o tipo de papel em que a impressão será executada. Pequenos ajustes de contraste, por exemplo, são necessários em alguns casos para papéis fosco.

impressão é executada em impressoras profissionais jato de tinta. Possuem alta resolução e geralmente trabalham com 10 a 12 cores diferentes que permitem reproduzir uma ampla gama com tons e transições de cores muito suaves.

Importantíssimo em todo o processo é o gerenciamento de cores. Ele permite harmonizar a cor entre os diversos componentes: câmera ou scanner, monitor, impressora, papel e tinta.

Utilizamos software e equipamento espectrofotômetro muito sofisticado, para executar o gerenciamento de cores seguindo normas do ICC (International Color Consortium). O objetivo é que haja coerência entre as etapas e fidelidade ao original ou resulltado do tratamento visto no monitor

Ajustamos suas imagens para uma impressão perfeita. 

Cada trabalho requer ajustes e ferramentas especiais para atingir a fidelidade de cores e resultado desejado.

Aqui no Estúdio damos especial atenção a estes ajustes. Todo trabalho passa por uma avaliação criteriosa, principalmente as impressões maiores, onde eventuais sujeiras e ruídos ficam mais evidentes.

Hoje em dia o processo giclée ou fine art é o mais usado em reprodução de altíssima qualidade de obras de arte, bem como fotografias onde a beleza do resultado final seja importante.

A impressão giclée sobre tela é uma ótima opção para artistas que desejem reproduzir suas obras com extrema qualidade, mantendo a identidade na reprodução. É uma excelente opção também quando você deseja montar a fotografia sem vidro pois o verniz protege de riscos e da luz ultravioleta.

A impressão sobre a tela é geralmente montada no chassi de madeira e recebe duas camadas de um verniz de proteção, como uma obra original, o que possibilita que a reprodução e a obra original sejam extremamente semelhantes.

Este processo permite também aumentar ou reduzir o tamanho da reprodução da obra, o que oferece maior possibilidade de atingir as necessidades de tamanho que você ou seu cliente necessita.

A impressão fine art é um processo de alta tecnologia, porém executado de forma “artesanal” por requerer atenção especial e individual a cada imagem.

Para saber mais, entre em contato ou solicite um orçamento.

Impressão Fine Art em Canvas ou Tela

Hahnemühle Cezanne Canvas Fosco

O Canvas é um tecido semelhante ao tecido das telas de pintura.

Ele possui um revestimento especial na superfície para receber a impressão de fotografias ou reproduções giclée de obras de arte.

O Canvas é uma excelente opção para trabalhos que você deseja expor sem vidro.

Aqui no Estúdio, aplicamos um verniz de proteção, geralmente fosco, da própria Hahnemuhle em 100% das impressões em canvas.

Este verniz adiciona uma camada de proteção contra umidade, riscos e luz Ultra Violeta, aumentando a longevidade da obra. Isso é essencial para a proteção da impressão e manutenção do seu aspecto diferenciado por toda a vida.

Tratamos  todas as nossas impressões como verdadeira obra de arte.

Além disso, o canvas é fornecido geralmente com uma borda adicional de 5cm para possibiltar que o mesmo seja esticado em um chassi de madeira, como uma tela de pintura.

Essa borda pode ser branca, ou pode ter a imagem da tela rebatida, ou seja, com a borda impressa com a parte lateral da própria imagem, dando uma sensação de continuidade da mesma pela lateral.

A montagem pode receber ainda uma moldura tipo canaleta, que protege as laterais.

Sempre que solicitado, podemos encaminhar a impressão para uma das nossas moldurarias parceiras e entregar o canvas montado no chassi.

Para saber mais, entre em contato ou solicite um orçamento.

Impressão em Metacrilato

Montagem de impressão fineart em metacrilato
Montagem de impressão fineart em metacrilato

O metacrilato é uma montagem sofisticada e contemporânea muito utilizada hoje em dia por quem não deseja moldura.

 

Neste tipo de montagem. A foto ou arte é impressa da mesma forma, porém sua face, é montada através de um adesivo ou polímero sobre uma placa de acrílico. No verso uma placa é também montada com o mesmo processo e a imagem fica protegida.

 

No verso é aplicado um chassi de alumínio para fixar a obra a parede.

 

Dessa forma a obra parece flutuar sobre a parede quando instalada.

 

Este processo requer 15 dias úteis para ser concluído.

 

Para saber mais, entre em contato ou solicite um orçamento.

Digitalização de Imagens

Digitalização em scanner profissional, de filmes e originais para impressão fine art
Digitalização em scanner profissional, de filmes e originais para impressão fine art

Possuimos um scanner profissional de alta resolução que possibilta o escaneamento de negativos, cromos e originais em papel até o tamanho A2.

 

Este equipamento é periodicamente calibrado para fornecer scans com cores fiéis ao original. Isso é essencial no processo de impressão fine art.

 

Podemos fornecer os arquivos em tiff e no espaço de cor Adobe RGB para garantir reproduções com a máxima fidelidade possível.

 

Além disso, imprimimos o resultado do scan em fine art, canvas ou metacrilato.

Entre em contato ou solicite um orçamento.

Tratamento de Imagens

Ajustes e Tratamento de imagens para impressão fine art
Ajustes e Tratamento de imagens para impressão fine art. Nessa foto recebendo Nair Benedicto, Maureen Bisilliat e Pena Prearo para ajustes das imagens para exposição no MIS

No processo de impressão, uma etapa fundamental é o ajuste da imagem para obter o resultado desejado no papel.

 

Todo o ambiente inicialmente precisa ser calibrado e perfilado. Monitores, scanners, impressoras e papéis precisam refletir o mesmo resultado. Geralmente pequenos ajustes no ponto de branco e ponto de preto, contraste, saturação, nitidez, etc são necessários.

 

Em muitos casos é necessário interpolar a imagem para possibilitar a impressão em tamanhos maiores sem perda de qualidade.

 

Aqui todos estes ajustes fazem parte do processo de preparação da imagem para impressão. O contato entre cliente e impressor é fundamental para obter o resultado desejado.

 

Fique tranquilo e satisfeito com o resultado das suas impressões.