fbpx

Papéis para Impressão Fine Art

O papel para impressão digital fine art, é desenvolvido a partir do papel para belas artes.

As caracterísiticas destes papéis, como gramatura, textura, cor e fibras de algodão ou alfacelulose, são as mesmas necessárias e apreciadas no papel para belas artes tradicional.

O que diferencia o papel para impressão do papel para belas artes, é o revestimento da superfície. No papel para impressão, este revestimento é responsável por reter a micro gota de tinta, no exato lugar onde ela toca o papel. Isso evita que a tinta se espalhe e penetre profundo nas fibras. Dessa forma, a impressão fica nítida e com cores vivas.

O papel é um fator importantísimo para a qualidade de uma impressão fine art, Damos especial atenção e utilizamos os papéis tradicionais da Hahnemühle.

Por sermos um estúdio no Brasil, certificados pela Hahnemühle Alemanha , recebemos todo o suporte técnico e seguimos os padrões de qualidade no manuseio, preparo e armazenamento para o melhor resultado das impressões.

Uma caracterítica muito importante nos papéis, pensando em longevidade, é que o mesmo seja livre de lignina, ácidos e alvejantes. Estes elementos, “amarelam” e degradam as cores com o passar do tempo. Por isso a utilização de papéis, especialmente elaborados e “puros”, é um dos fatores que permitem que impressões fine art possam durar décadas ou mesmo séculos.

Linha Fine Art ou Fotográfica

Os papéis da linha fine art, são papéis com qualidade museológica. Isso significa que foram testados e certificados para durarem muito quando corretamente manuseados. São papéis onde além da estética, a preservação é importante. Impressões feitas nestes papéis podem durar mais de 100 anos, Antes que se perceba alteração nas cores.

Já os papéis da linha fotográfica, apesar de terem os mesmos padrões de qualidade, não foram testados e certificados para terem a mesma longevidade. São portanto mais indicados para mostras temporárias ou decoração. Reproduzem uma boa gama de cores eas impressões podem durar cerca de 30 a 40 anos. Por serem papies com fibras decelulose, são mais duros e possuem superfícies mais lisas.

A Hahnemühle possui um linha de papéis fine art especiais, feitos de uma mistura de fibras de celulose com algodão. São os papéis da linha Natural Line, feitos com fibras de Agavê, Bambu e Cânhamo.
Características do Papel
Gramatura de um papel
É a relação entre a espessura e o peso do papel.

A gramatura de um papel é definida pelo peso de um metro quadrado do papel. Portanto para um papel com gramatura 300, significa que uma folha com um metro quadrado pesará 300 gramas.

Trabalhamos geralmente com papéis fotográficos ou alfacelulose de gramatura 200.

Os papéis de algodão geralmente possuem gramatura superior a 300gsm. São mais espessos e ao mesmo tempo mais porosos e moldáveis. Por esse motivo, existe uma diversidade de papéis com superfícies,lisas, porosas e texturizadas

Textura de um papel

Durante o processo de fabricação, os papéis podem ficar mais lisos ou texturizados.

Papéis lisos, geralmente passam por uma prensa quente e secam mais rápido. Por esta prensa ser lisa e firme, ele assume esta característica.

Os papeis texturizados, são presandos sobre feltros e assumem a textura da superfície destes feltros.

Papéis para impressão Fine Art 100% Algodão Fosco

Photo Rag 308

O Hahnemühle Photo Rag® é um dos papéis mais populares do mundo. É considerado um papel multiuso para impressão jato de tinta Fine Art de alta qualidade.

É um papel de algodão branco que possui uma característica suave e uma estrutura porosa levemente definida, dando as impressões, uma aparência tridimensional e uma impressionante profundidade de cores. Combinado com um revestimento premium fosco para jato de tinta, este papel produz impressões que apresentam cores vivas, pretos profundos, contrastes marcantes e reprodução perfeita de detalhes.​

Este papel, livre de ácido e lignina atende aos mais exigentes requisitos de longevidade e é especialmente projetado para aplicações Fine Art.

Quer seja usado para fotografia Fine Art ou reproduções de arte, a combinação ideal de estrutura, qualidade de impressão e gramatura faz do Photo Rag® um dos papéis para impressão jato de tinta Fine Art mais versáteis.

  • ​100% algodão
  • Gramatura 308 g / m²
  • Branco
  • Estrutura porosa levemente definida e bonita
  • Revestimento premium fosco para excelentes resultados de impressão
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

* Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Photo Rag Ultra Smooth 305

O Hahnemühle Photo Rag® Ultra Smooth, outro acréscimo à família Photo Rag®, é um papel macio, especialmente suave e sedoso para impressão Fine Art a jato de tinta  de alta qualidade.

Este papel de algodão branco tem uma superfície lisa, muito finamente texturizada com uma sensação surpreendentemente sedosa. O revestimento premium fosco para impressão a jato de tinta, garante resultados de impressão extraordinários com impressionante reprodução de cores, detalhes e preto muito profundo. O Photo Rag® Ultra Smooth é versátil e produz resultados impressionantes para fotografia Fine Art, bem como reproduções artísticas. É isento de ácido e lignina, cumpre os requisitos mais exigentes em termos de longevidade.

É perfeito para impressões FineArt preto e branco com alta qualidade.

 

  • 100% Algodão 
  • Gramatura 305 g / m²
  • Branco
  • Superfície lisa, muito finamente texturizada com uma sensação surpreendentemente sedosa
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade​

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Willian Turner 310

O Hahnemuhle William Turner é um papel branco, feito 100% de algodão que garante os requisitos mais exigentes em termos de longevidade.
 
É produzido como um papel de aquarela e possui superfície texturizada bem característica. Com o seu revestimento fosco premium para impressão a jato de tinta, o  William Turner atende aos mais altos padrões da indústria.

Possui densidade, gama de cores, graduação de cor e nitidez de imagem, preservando o toque especial e a sensação de um papel de aquarela  genuíno

 

  • 100 % de algodão
  • Gramatura 310 g / m²
  • Branco
  • Estrutura texturizada característica
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Qualidade de museu para maior longevidade

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Bamboo 290

O Hahnemühle Bamboo é o primeiro papel para impressão a jato de tinta Fine Art do mundo feito com 90% de fibras de bambu. Isto confere ao papel uma aparência natural além de uma  produção de papel ecologicamente correta.

O papel natural de bambu, de tonalidade quente, não contém alvejantes e destaca-se graças à sua estrutura suave, levemente texturizada.

O revestimento fosco premium para impressão a jato de tinta oferece excelentes resultados de impressão com reprodução definida de cores e detalhes, principalmente para tons quentes e impressões monocromáticas. O Bamboo é livre de ácido e lignina e atende aos requisitos mais exigentes em termos de longevidade.

A combinação única de fibras de bambu sustentáveis, textura de superfície macia e impressionante qualidade de impressão dão à obra uma grande expressão e alma.

 

  • 90% de fibras de bambu, 10% de algodão
  • Gramatura 290 g / m²
  • Branco natural, sem alvejantes
  • Estrutura porosa macia e levemente texturizada
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Hemp 290

O Hahnemühle Hemp usa uma das fibras naturais mais antigas e versátil do mundo. É feito usando-se 60% de fibra de cânhamo e 40% de fibra de algodão.

Seu tom branco natural impressiona. Graças à cor branca das fibras de cânhamo, nenhum branqueador óptico é necessário. A superfície levemente texturizada confere ao papel um toque sedoso e agradável. Combinado com o revestimento fosco premium para jato de tinta, este é um papel para impressão Fine Art verdadeiramente versátil.

As cores e os detalhes são reproduzidos de forma impressionante. A profundidade do preto realmente se destaca e os contrastes são reproduzidos com um efeito também  impressionante.

Este papel sem ácido e lignina atende aos mais exigentes requisitos de resistência ao envelhecimento.

O cânhamo foi uma parte essencial da produção de papel durante séculos e, devido às suas fibras extremamente robustas, foi freqüentemente usado para documentos históricos de longa duração, como a Bíblia de Gutenberg e a Declaração de Independência dos Estados Unidos.​​

 

  • 60% de fibras de cânhamo, 40% de algodão
  • Gramatura 290 g / m²
  • Branco natural, sem alvejantes
  • Levemente texturizado
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade​

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Agave 290

O Hahnemühle Agave complementa a linha Natural com um papel para jato de tinta FineArt produzido com fibras de agave.

Este papel, ecologicamente correto, é feito com 70% deste de fibras de agave. O material base se destaca pelo tom natural branco e não contém branqueadores óticos. A textura áspera, mas delicadamente definida, dá as impressões uma sensação de profundidade.

O revestimento fosco para jato de tinta premium garante resultados de impressão excepcionais com excelente reprodução de cores e detalhes, preto profundo e contrastes ideais.

O Agave Hahnemühle é isento de ácido e lignina e atende aos requisitos mais exigentes em termos de resistência ao envelhecimento.

A combinação de matérias-primas únicas de fibra, tom natural branco, textura de superfície equilibrada e a costumeira alta qualidade de impressão torna-o um papel para impressão Fine Art versátil e exclusivo.

 

  • 70% de fibras de agave, 30% de algodão
  • Gramatura 290 g / m²
  • Branco natural, sem alvejantes
  • Levemente áspero.
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade​

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Rice Paper 100

O Hahnemühle Rice Paper é um papel para jato de tinta Fine Art ultra leve, à base de celulose, possui um revestimento premium fosco para impressão a jato de tinta especialmente desenvolvido para aplicações Fine Art. O papel branco, levemente texturizado, não contém alvejantes. Suas linhas sutis e seu tato suave fazem com que este papel realmente se destaque.

O revestimento premium fosco para impressão a jato de tinta produz excelentes resultados de impressão, com cores vivas, preto profundo e reprodução perfeita de detalhes. Este papel é livre de ácido e lignina e atende aos mais exigentes requisitos em termos longevidade.

É especialmente projetado para aplicações Fine Art, bem como a reprodução de documentos antigos e técnicas de pintura asiática.

 

  • 100% alfa celulose 
  • Gramatura 100 g / m²
  • Branco sem alvejantes
  • Levemente texturizado e com linhas suaves
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Museum Etching

O Hahnemühle Museum Etching é um papel de algodão branco natural com um revestimento premium para impressão a jato de tinta especialmente otimizado para impressão Fine Art.

Este papel texturizado de alta gramatura não contém alvejantes e é caracterizado por sua alta gramatura e estabilidade.

A superfície finamente texturizada com uma estrutura de feltro fino, confere as impressões Fine Art profundidade e um efeito tridimensional. Combinado com a base de algodão puro, cria uma sensação tátil maravilhosamente suave para as impressões artísticas.

O revestimento fosco premium para impressão a jato de tinta produz excelentes resultados. As cores são maravilhosamente vivas, a profundidade do preto realmente se destaca e os detalhes são reproduzidos perfeitamente.

O Museum Etching é livre de ácido e lignina, atende aos mais exigentes requisitos de longevidade e é ideal para a reprodução de fotografias e obras de arte.

  • 100 % de algodão
  • Gramatura 350 g / m²
  • Branco natural sem alvejantes
  • Superfície finamente texturizada
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Qualidade de museu para maior longevidade

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Papéis para impressão Fine Art 100% Algodão Brilho

Photo Rag Baryta 315

O Hahnemühle Photo Rag® Baryta é um papel de algodão puro com um revestimento para impressão a jato de tinta perfeitamente otimizado para as necessidades das aplicações Fine Art.

O papel branco natural possui um agradável tom quente de branco e não contém alvejantes. A textura superficial requintada proporciona ao papel uma aparência encantadora e delicada, ao mesmo tempo que lhe confere um aspecto artístico.

Em combinação com o revestimento premium de alto brilho, ele produz resultados impressionantes na impressão com excelente reprodução de cores e detalhes, pretos profundos e contrastes perfeitos.

 
O sulfato de bário no revestimento faz com que o Photo Rag® Baryta seja uma alternativa ao popular papel analógico barita.

O Photo Rag® Baryta é livre de ácido e lignina e atende aos requisitos mais exigentes em termos de longevidade.

  • 100% algodão
  • Gramatura 315 g / m²
  • Branco natural sem alvejantes
  • Textura superficial requintada
  • Revestimento premium de alto brilho para excelentes resultados de impressão
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

*Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Photo Rag Pearl 320

O Hahnemühle Photo Rag® Pearl é um papel de algodão puro com um revestimento otimizado para aplicações Fine Art. O papel possui branco natural e não contém alvejantes.

É caracterizado por seu tom quente de branco. A textura da superfície, delicadamente definida e uniforme, confere ao papel uma aparência suave e delicada, e a impressão tem uma sensação impressionante de profundidade.

Em combinação com o revestimento premium brilhante perolizado, ele produz excelentes impressões Fine Art com excepcional reprodução de cores e detalhes, pretos profundos, além de belos contrastes.

O Photo Rag® Pearl é livre de ácido e lignina. Atende aos mais exigentes requisitos de longevidade.

  • 100% Algodão
  • Gramatura 320 g / m²
  • Branco natural sem alvejante
  • Textura suave
  • Revestimento premium brilhante perolizado para excelentes resultados de impressão a jato de tinta
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

* Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Photo Rag Metallic 340

O Hahnemühle Photo Rag® Metallic é um papel Fine Art prateado e cintilante com um revestimento especialmente formulado para uso Fine Art.

O papel de algodão é branco natural  e não contém alvejantes. Tem a superfície característica do Photo Rag® e uma aparência sofisticada. O Photo Rag® Metallic apresenta um acabamento especial de superfície prateada e cintilante. O revestimento premium de alto brilho com um efeito metálico exclusivo garante resultados de impressão com cores fortes, preto intenso e a reprodução perfeita de cores e detalhes.

O sofisticado efeito metálico prateado ressalta a imagem e cria motivos com elementos metálicos, reflexos, gelo e vidro em arquitetura e paisagens, bem como fotografias em preto e branco com tons de alto contraste.

O Photo Rag® Metallic é livre de ácido e lignina e atende aos requisitos mais exigentes em termos de longevidade.

  • 100% Algodão
  • Gramatura 340 g / m²
  • Branco natural sem alvejantes
  • Textura de superfície sofisticada
  • Revestimento premium de alto brilho para excelentes resultados de impressão com um efeito metálico exclusivo e cintilante prateado
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

* Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Papel para impressão Digital Alfacelulose Fosco

Photo Matt Fibre 200

O Photo Matt Fibre é um papel de alfa celulose de baixa gramatura, com um revestimento otimizado para aplicação de fotos. É perfeitamente adequado para impressões de fotos e pôsteres.

O papel liso, muito levemente texturizado, tem uma agradável branco de tom quente. Ele se destaca pela qualidade de impressão, garantindo os melhores resultados para impressão diária.

Papel à base de alfa celulose de baixo peso

  • Gramatura 200 g / m²
  • Superfície suave
  • Tom natural branco e quente
  • Acabamento fosco
  • Revestimento a jato de tinta otimizado para aplicação em foto
  • Perfeitamente adequado para uso diário

* Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do papel. 

Papel para impressão Digital Alfacelulose Brilho

Photo Pearl 320

O Photo Pearl é um papel clássico para impressão de fotografia a jato de tinta. O material com substrato revestido de resina tem um revestimento micro poroso que é especificamente projetado para aplicação em fotografias.

Este  papel para impressões  a jato de tinta branco brilhante tem uma superfície suave, com acabamento perolizado. Destaca-se pela excelente qualidade de impressão, garantindo os melhores resultados em fotos e pôsteres’. É perfeitamente adequado para uso diário.

  • Papel revestido com resina
  • Gramatura 310 g / m²
  • Branco brilhante
  • Acabamento perolizado
  • Revestimento otimizado para aplicação em foto
  • Perfeitamente adequado para uso diário

* Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do pape

Canvas para impressão Fine Art 100% algodão Fosco

Cezanne 430

O Hahnemühle Cézanne Canvas é uma tela com alta gramatura feita de puro algodão, com uma textura de superfície elegante e finamente tecida.

A tela branca natural não contém alvejantes e possui um belo tom natural de branco. Juntamente com o revestimento fosco premium, ele produz excelentes resultados de impressão com excelente reprodução de cores e detalhes, preto profundo e contrastes excepcionais. Cézanne Canvas é livre de ácido e lignina e atende aos requisitos mais exigentes em termos de longevidade.

Esta tela de alta gramatura impressiona com cores radiantes e pretos profundos, até o mais ínfimo detalhe. Confere às impressões Fine Art um destaque excepcional.

Apesar da sua alta gramatura, a tela é extremamente elástica e é altamente compatível com os procedimentos de montagem em estrutura de madeira. 

  • 100% algodão
  • Gramatura 430 g / m²
  • Branco natural sem alvejantes
  • Textura de superfície elegante e finamente tecida
  • Revestimento premium fosco para para excelentes resultados de impressão
  • Livre de ácido e lignina
  • Conformidade com ISO 9706
  • Qualidade de museu para maior longevidade

* Especificação Técnica

* clique na imagem para ampliar e ver a superfície do pape

Dicas de Conservação

Cuidados e manipulação de sua impressão fine art em tela canvas ou papel algodão


1. Como as impressões em tela geralmente são esticadas e não enquadradas atrás do vidro, elas precisam de um revestimento protetor.

O revestimento protege a impressão de pequenos arranhões, oleosidade da pele e poluentes ambientais.

A aplicação de um verniz protetor às impressões em tela não alteram as características originais, porem quando possuem brilho ou semi-brilho, fazem com que a impressão fique um pouco mais rica em cores. Todas as impressões em tela oferecidas por nós recebem o verniz de proteção da Hahnemulhe.

As impressões em papel algodão devem ser emolduradas e protegidas com um vidro ou acrílico. Isso assegura uma longevidade maior as impressões.

2. Para a tela que foi esticada em quadros de madeira, mudanças na umidade relativa e temperatura podem causar flacidez na tela. As condições ambientais ideais são de 21 graus e 55% de umidade. Os quadros  são feitos de madeira e é natural expandir e contrair.

3. Limpe a impressão giclee da tela com um pano seco e sem fiapos. Nunca use um pano úmido ou úmido para limpar a impressão de tela giclée. NÃO lave as superfícies impressas com água ou solventes e verifique se o pano está limpo. Evite tocar a superfície da tela com as mãos nuas, pois os óleos na pele podem deixar marcas – recomendamos usar luvas de algodão para lidar com todas as obras.

4. Pendurado a tela: Recomenda-se que NÃO mantenha a sua impressão giclée em luz solar direta. Armazenar ou exibir uma impressão de tela na luz solar, ou em uma configuração que possa ter eliminação química (de paredes recém-pintadas, tapetes novos e outros gases) pode causar desvanecimento ou descoloração.

Nunca coloque qualquer impressão na luz solar direta ou em frente a uma janela grande e brilhante. A luz solar irá inevitavelmente afetar as cores.

As impressões Giclée usam pigmentos em vez de corantes e o canvas e papeis são especialmente revestidos, proporcionando uma longevidade adicional. No entanto, deve-se ter cuidado ao pendurá-los. É aconselhável pendurar impressões em tela e papel algodão longe de fontes de calor, como aquecedores, fogos abertos e longe de paredes exteriores de pedra úmida.

5. Armazene sua tela em um ambiente controlado tanto para a umidade como para a temperatura.

As condições ambientais ideais são de 21 graus  centigrados e 55% de umidade. Alta umidade pode causar amarelamento.

Mantenha todas as impressões de giclée longe de materiais à base de solventes, tais como tintas a óleo e óleo de linhaça, pois os vapores podem causar amarelamento. As peças esticadas ou emolduradas devem ser armazenadas na vertical, não empilhadas e todas as impressões devem ser intercaladas com divisórias de papel de arquivo e nunca armazenadas com qualquer peso em cima delas. Evite que qualquer tipo de fita adesiva entre em contato com a impressão revestida, pois pode descascar.